quinta-feira, 17 de maio de 2012

sopas para inverno

Quando chega o inverno, alguns não gostam muito! outros amam! mas é assim mesmo.O que seria do vermelho se todos gostassem do verde? Para deixar tudo mais quentinho nada melhor do que deliciosas sopas , cremes e caldinhos!    
Estou postando algumas sopas muito fáceis de fazer , e outras mais elaboradas , também alguns temperos e ingredientes que são opcionais , então adicionei uma legenda para ficar mais fácil;
       .
      *    Fácil

       &  Elaborado

        #  Delícia
     
        ( )  Opcional                             


 Servir deliciosas sopas  para  quem amamos , é um gesto de amor,  que promove   aquele gostoso aconchego!
 E  esquenta nossos invernos aqui no Sul.

Que teu inverno seja delicioso cheio de amor , alegria e paz  e quando a primavera chegar , virão com ela um novo tempo e novas delícias do amor!!
 Deus é lindo em sua multiforme Sabedoria!
 BOM APETITE , me conte se gostou , não esqueça.... Amo seus comentários!!!!!!!!1

*     SOPA DE FUBÁ
 Corte uma porção de carne em tirinhas bem finas, e refogue com  óleo e cebola, quando estiver bem dourada coloque a água e deixe ferver . . Dissolva uma xícara de fubá amarelo em água fria,(esta medida é para 1 litro e meio de água) e coloque no caldo , deixe ferver por meia hora(fubá e farinha de trigo sempre tem que cozinhar muito bem) acrescente 2 dentes de alho amassado com o sal a gosto, bata 3 ovos inteiros e mexa ligeiramente, acrescente cheiro verde que preferir, ( ) pode colocar uma colher de chá de Cury e um caldo em tablete de carne.

    *SOPA CREME DE PALMITO
    Cozinhe 1 litro de água ,com 1vidro de palmito picado, 1 caldo de galinha,1dente de alho amassado e sal à gosto, assim que ferver coe os palmitos reservando um pouco inteiros, bata o restante no liquidificador com um pouco do caldo morno e 2colheres de amido e 3 colheres de sopa de trigo, leve tudo para ferver novamente por 20 minutos desligue e acrescente i caixa de creme de leite. ( ) Coloque  queijo ralado( )  Sirva com torradas   #
  

    
       
 &SOPA DE AIPIM

Cozinhe o aipim (mandioca, macaxeira) na panela de pressão ;enquanto cozinha o aipim , faça um refogado como que preferir, frango, carne, linguiça, nós aqui em casa gostamos de costelinha suína defumada , fica uma delícia !!!!
refogue com alho cebola e  um tablete combinando com  a mistura, acerta o sal.
 Pode pôr um pouco de Cury e páprica doce ( )com meio kg de aipim e trezentos gr de mistura dá uma boa sopa e rende muito.Bate o aipim no liquidificador   , deixe uns pedacinhos inteiros( )não esqueça de tirar os fiapos antes (fios), e   depois de batida coloque tudo na  panela de pressão ( não encha muito a panela se tiver uma  pequena faça em dua etapas) ,para não explodir tudo (risos)!!!!Cozinhe por mais uns 10 minutos, sirva acompanhado de  torradinhas com alho e orégano é  supreendetemente deliciosa ! ################ Esta sopa faz sucesso na mesa de uma de minhas filhas, ensinei para ela e agora ficou sendo sua marca! E um pretexto para os amigos dela se reunirem em sua mesa!
     
   *SOPA CREME DE MILHO VERDE

Bata meia lata de milho verde no liquidificador,  coloque a outra matade em uma panela com meio litro de água e meio litro de leite, coloque um tablete de caldo de legumes,e um de  galinha acerte o sal  ferva por 5 minutos .Acrescente uma xícara de farinha de trigo desmanchada na água fria,  e ferva por mais 20 minutos ( prato que leva farinha de trigo é preciso cozinhar bem)  coloque uma caixa de creme de leite e desligue ( o creme de leite nunca deve ferver para não talhar) sirva com cheiro verde picadinho( )
       
     
     * SOPA DE COUVE FLOR                                                                                         
                                                                                     Cozinhe com duas xícaras de água e duas xícaras de leite, os bouquet de couve flor sem os talos grossos ,  meia couve dá uma boa sopa, deixe al dente  .Depois que ferver desmanche uma xícara de farinha de trigo em uma xícara de água e mexa no caldo quente deixe ferver por mais 20 minutos acerte o sal pode acrescentar Cury e um caldo de legumes, coloque meia caixa de creme de leite desligue o fogo e sirva com cheiro verde por cima.

5 comentários:

  1. Hummmm mamy....que delícia amo todas estas sopithas!!! Principalmente quando feitas pelas suas mãozinhas preciosas e no fogão à lenha da sua chácara!!!! Indico à todos.... receitas divinas!!!

    ResponderExcluir
  2. LENINHA, QUE DELÍCIA DE SOPA EU AMO SOPA E TEM FEITO UM FRIO AQUI NO MEU CHÃO PRETO!
    NOSSA, QUE DELÍCIA, VOU TENTAR FAZER ESTAS MARAVILHAS, CADA OPÇÃO MARAVILHOSA!
    SEU BLOG TAMBÉM É SUPER LEGAL E NOS AJUDA COMO RAINHAS DO LAR !
    E AGRADAR A FAMÍLIA COM BELÍSSIMAS SOPAS ASSIM HUMMMMMMMMM LENINHA BJOOOOOOOOOOOOOOOOOO E FIQUE COM JESUS!
    ÓTIMA SEMANA!
    E APAREÇA SEMPRE LÁ NOS MEUS BLOGUITOS! VC SEMPRE SERÁ ESPECIAL!

    ResponderExcluir
  3. vou postar umas mais elaboradas e mto deliciosas, maninha sempre que quiser mande um recadinho amoooo

    ResponderExcluir
  4. Mas que blog bom gente!!! Amei esse lugar e estarei sempre aqui. beijão
    cantinho da galega.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. obrigada da visita amei o teu blog também , galera espiem este blog é mto bom !

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.